domingo, dezembro 17, 2006

Mc Serginho e a Filosofia Popular

Pergunte pra qualquer pessoa do povo o que ela ouvia nos anos 70. Provalvemente a resposta será Odair José, Fernando Mendes, Wando... Isso porque esses cantores eram porta-vozes da classe (pouco) assalariada da época.

Avançando no tempo uns trinta anos, paramos para ouvir o que a mesma classe escuta hoje. E nos deparamos com o funk carioca, suas coreografias rebolativas e suas letras de baixo calão.

O que acontece com o funk carioca hoje, é o mesmo que acontecia com a música cafona nos anos 70. Ele retrata o dia-a-dia dos trabalhadores, situações que eles vivem (!) ou já viveram (!!). Vamos pegar como exemplo Mc Serginho, o homem por trás da Lacraia (ui!). Vocês verão que além de tudo o cara é um poeta.

Nota: tudo o que escrevi aí em cima, nem precisa ser levado em consideração. Nem faz muito sentido. Era mais um pretexto pra poder zoar com as letras do Mc Serginho. =P

65 Frango Frito
Nessa música (?) ele tem coragem de proferir a frase "Sou Mc purê, só saio com filé"!
Além de prestar um favor para a humanidade dizendo que "de ladinho é esquisito", para que ninguém tente e se arrependa depois.

Beijo na Boca
"Beijo na boca é coisa do passado, a onda agora é namorar pelado".
Quem assiste novela das 8 sabe que ele está certo.

Bezetacil
Um grande retrato da realidade! Quem nunca tomou Bezetacil?
O único pormenor da música é quando ele diz "ele foi contaminado". Contaminado com quê? com uma dor de garganta? O.o'

Era Só Mais um Silva
É a música em quem três quartos da população brasileira vão se sentir homenageados. Quantos Silvas não existirão pelo mundo? "Era só mais um Silva, que a estrela não brilha/ ele era funkeiro, mas era pai de família". Destaque para a conjunção mas no último verso.

Vila Mimosa
Até ler essa música eu não sabia nada sobre a Vila Mimosa, mas depois de procurar no Wikipedia a letra fez todo sentido. Aqui Mc Serginho dá a dica "você não pega ninguém? então vá a Vila Mimosa". Ele está preocupado com o próximo, quer ajudar as pessoas a não ficarem sozinhas, pelo menos por uma noite.

Ê, mundo estranho...

7 Comments:

Anônimo said...

"Era só mais um Silva" é dele? Nossa, essa música fez, de certa forma, parte da minha infância. E dói toda vez que eu leio a palavra "carioca" ao lado de "funk".

Nana said...

Voce devia usar esse texto p convencer pessoas a comprarem um Ipod. Ja me convenceu, preciso urgentemente de um fone de ouvido que me isole quando McSerginho dominar o mundo (pq Mc Purê foi a coisa mais tosca que ouvi depois de RC no especial cantando "ela soh pensa em beijar")
Xero p tu!

L.Cranchi said...

Cara que faz dupla com Robertão, o Rei, não o canhota de ouro, merece respeito.
Cadê os textos do shanti?
bjs

Anônimo said...

Acordo todos os dias e olho na janela pra ver como estão as coisas, e sempre tem um carro tocando Funk a uma altura ensurdecedora em uma loja de som, dizem que o estão arrumando, mas acho que o problema é a música.

Lady Sith said...

O verso "de ladinho é esquisito" foi o melhor de todos! Gostei também do toque de sinceridade da nota. :D

*Renata Costa* said...

Senhor.......MC Pure?!

E depois as pessoas ianda perguntam o que tenho contra o maldito funk

Luci said...

Fernando Mendes? conheci, não! Odair José eu lembro, feio que dói! e ele estava no altas horas tempos atrás!
cada uma!
bjs!
ps: e eu, na minha santa ingnorança, não sabia o que era "mc"...!