sexta-feira, julho 27, 2007

Compartilhadores de arquivo e eu

Um post com revelações constrangedoras!

Quando conheci o maravilhoso mundo da internet, demorei dois meses (sim, isso tudo) pra sentir uma louca vontade de baixar músicas. Não entendia bulhufas sobre "compartilhadores de arquivo" e decidi procurar no site Cadê? (porque eu também não conhecia o Google) por mp3.

Durante minhas buscas acabei caindo no site Busca Mp3 e baixando (não me odeiem) uma versão de Complicated, da Avril Lavigne, só que cantada por uma desconhecida. Por enquanto, aquilo quebrava o galho. Só que eu não sabia que salvar arquivos temporariamente queria dizer que assim que eu desligasse o computador jamais veria o arquivo novamente.

Foi aí que me apresentaram ao Kazaa, o supra sumo dos compartilhadores de arquivo da época. Pena que ele não gostava de pessoas com internet discada como eu. Depois de meia hora tentando conectar ao Kazaa e depois de cinco quedas de conexão consegui colocar duas músicas para download. Duas músicas que nunca chegaram no seu destino.. *música triste*

Baixei a versão lite e fui bem feliz! Lembro que a primeira música que consegui foi Only When I Sleep, The Corrs. Consegui também um grande feito pra quem tinha internet discada e uma conexão totalmente tepeêmica como a minha, baixar um clipe inteiro do Goo Goo Dolls, Iris. Curiosidade: eu só baixei esse clipe porque me disseram que no final o vocalista pulava de um prédio. Demorei um ano e meio pra descobrir que o clipe do vocalista pulando era Hero, tema de Spider Man, do Chad Krueger. =P

Mas como felicidade de pobre dura pouco, o Kazaa Lite começou a ficar instável. E um dia ele não funcionou mais. *música triste* Durante muito tempo sobrevivi de cds emprestados e canais #genericocommp3prabaixar de Irc.. até encontrar o compartilhador amigo da internet discada, o Bozo amigo: Shareaza!

Caminhamos juntos por um longo período, fins de semanas inteiros, quarenta músicas por semana! Às vezes nos separávamos por causa de intrigas de sites com downloads gratuitos, como o falecido AudioFind.ru e o AltaVista. Um dia eu decidi que já tinha mais músicas do que poderia escutar e decidi não mais abri-lo. Emburradinho, ele decidiu não mais funcionar.

Foi então que eu precisei formatar meu hd pela terceira vez. E minha internet digivolveu para banda larga. Ouvia muito falar sobre eMule, mas sempre gostei de coisas mais, er, alternativas do que o que a grande maioria usa. Tentei voltar com o Shareaza, que me rejeitou. Tentei "conhecer melhor" o LimeWire, que nem quis se abrir comigo! Me entendi bem com o site Multiply, até ele ficar lelé. E no fim tive que me render ao eMule.

Continua segunda-feira em Encontre o Peixe: eMule, esse incompreendido!

6 Comments:

Lord of Waters said...

E eu que demorei anos pra baixar músicas na internet?

Minha internet discada era horrenda e eu me contentava com uma música por dia (tá, eu não usava esses programas de compartilhamento, usava a busca de áudio do Altavista, mas mesmo assim).

E se você acha isso constrangedor é porque não imagina qual foi a primeira música que baixei. =P

Muito bom, Mymi. =**

Anônimo said...

Mymi, fiota, não entendi bulhufas do que disseste, mas a narrativa ficou muito boa.

Anônimo said...

No início eu tinha o Ares, um bom software pra baixar música. A minha primeira música foi Lakini's Juice, do Live. Funcionou por um bom tempo (uns seis meses), depois parou e fui obrigado a usar o Kaazzaa (sic)...
O problema era que ele era muito pesado, travava o msn e tal. Muito ruim.
Fui obrigado a formatar meu computador e alguém me indicou o Soulseek. Era o que eu usava até deixar de ter internet em casa.

Nana said...

Aaah eu comecei pedindo aos amigos p me mandar via mirc!!!! KKkkkkk
Ainda peguei um pedacinho do napster, depois fui pro kazaa, depois pra um outro vermelhinho q nem me lembro e soh depois pro Emule. Passava madrugadas inteeeeiras baixando tres ou quatro musiquetas :D
Agora, com o emule e internet banda larga o dia todo, adoro baixar os albuns todos :D
Ai ai q deu saudade de receber musiquinha via mirc agora...
Bjs!

Glauco said...

peguei a época do Napster, e passei por vários compartilhadores, inclusive pelo eMule, e não tive boas experiências com ele... hoje uso quase que exclusivamente torrent, de vez enquando o soulseek ;)

Lady Sith said...

Eu de-tes-to o eMule.

Também peguei a época do Napster, mas meu preferido foi o Kazaaa Lite. Só que ele também me abandonou *música triste*.

Hoje eu não uso nenhum porque fiquei muito tempo sem internet em casa, mas acho que terei que voltar para o eMule mesmo. Droga!