quarta-feira, março 19, 2008

Mitologicamente falando

Já fiz Introdução aos Estudos Literários tantas vezes que até me sinto graduada em literatura grega. Por mais que eu diga que já estou de saco cheio da galera do Olimpo muito louca da pesada, que apronta alta confusões, sempre me vejo as voltas com alguma obra grega em mãos.

É como se eu tivesse vivido no mundo vegetariano por quatro anos e quando finalmente posso comer carne, vou lá e escolho uma salada.

O último livro que peguei na biblioteca foi Contos e Lendas da Mitologia Grega, uma espécie de Teogonia de Hesíodo para crianças. E quando eu digo pra crianças, eu digo pra crianças mesmo.

Com direito a uma espécie de árvore genealógica que parece ter sido arrancada do diário de Zeus, na qual ele cita vovó Gaia, titio Hiperíon, mamãe Réia, entre outros. As uniões entre homem e mulher são representadas por coraçõezinhos. Zeus era tão amável que tem uma página só com ele no meio, rodeado por corações.

No meio da narrativa surgem diálogos inventados cheios de dramaticidade, como este entre Réia e Gaia: "Querida avó, preciso da sua ajuda. Seu filho faz desaparecer todos os filhos que concebo. Um sexto acaba de nascer. É um menino. Ajude-me a salvá-lo!". Ou esse outro entre Zeus e Deméter: "Intercederei por você junto a Hades. Ele vai devolver sua filha, ou não me chamo Zeus!". [em negrito os termos que achei mais, er, interessantes e dramáticos]

Pra crianças, ótimo. Pra se ter uma noção geral sobre mitologia grega, ótimo também. Agora pra se aprofundar, pra ver os textos como foram concebidos, nada melhor que as versões integrais. São histórias cheias de amor, ódio, intrigas e muita frescuragem. Recomendo muito.

P.S.: um site que sempre me ajudou muito a entender sobre esse muito grego é o Graecia Antiqua. O considero essencial.

P.S.2.: sem tempo e sem inspiração para blogar.

0 Comments: