domingo, fevereiro 19, 2006

Meu Amigo Virtual

Modismos existem desde que o mundo é mundo e a Hebe Camargo era mocinha. Modismos passageiros então... nem se fala. Aliás, por ser modismo já não é implicitamente passageiro?
Assim como nos anos 80 tivemos a Fofolete (com ou sem arroz dentro), o Playmobil, Comandos em Ação, etc., na década seguinte (que é a que eu lembro melhor) tivemos os Tazos, os bonecos dos Power Rangers e os super-mega-power aclamados tamagotchis.
Eles surgiram no Japão em 94 (o ano que é o Brasil foi tetra) e vieram parar aqui por volta de 97. O nome tamagotchi traduzido (e mal traduzido) significava algo como ovinho, já que o original tinha formato de ovo. Os do camelô tinham um formato estranho que parecia com um ovo cozido amassado (isso se usarmos muito a imaginação). Era chamado carinhosamente de `bichinho virtual´.
A gente dava comida, banho, injeção, jogava pedra-papel-tesoura com ele, colocava pra estudar... A cada sorvete comido ele engordava 1 Kg. Se comesse muita carne virava carnívoro, se comesse muita verdura virava herbívoro. Dã.
Quando eu ganhei o meu, estava na 4ª série. Como uma boa nerdzinha (na época, de lá pra cá muita coisa mudou) eu programava o meu tamagocthi pra acordar no horário que eu chegava da escola. Assim eu podia deixá-lo em casa sem me sentir mal. (é, eu me sentia mal fugindo da regra ` não leve objetos estranhos para a escola ´ ). Meus colegas não faziam o mesmo. A tia tomava todos e andava com eles amarrados em um cordão. No início ela reclamou, mas no final ela já dava até comida pra eles e pensou em comprar um pra ela. Verdade.
Até que um dia eles sumiram. Talvez porque a bateria acabou, talvez porque as crianças se cansaram, ou talvez porque ele foi substituído por outro modismo.
É assim... as trocas e os abandonos existem até no mundo dos brinquedos...

Encontrei o diário do meu bichinho. Sim, ele tinha um diário.
Nome: Magaxi (onde eu tava com a cabeça?)
Apelido: Maga ou Gaxi (mais hein?)
Tipo (marca): Dinokun (era aqueles do camelô que todo mundo tinha)
Data de Nascimento: 10/10/97
Hora: 16:00
Sexo: Feminino
Signo: Libra

Dia 1: Ficou doente e depois morreu.

Parei por aí
=&=/~

4 Comments:

Anônimo said...

Eu nunca tive um tamagotchi. Nessa época já estava em idade de ter namoradas. Elas também tinha diários; e também só duravam um dia.

Piada said...

Pelo menos o seu morreu. O meu caiu na privada e nunca mais pegou.

Minha prima não tinha vivido a fase dos tamagochis, mas gostou muito quando ganhou um de Natal. Tamagochi é perpétuo.

Anônimo said...

hauihauia
mimyzuxa eh verdade, o meu tamagotchi tb desapareceu du nd, na verdade axo q ele foi levado pelos duendes e eu soh fui perceber agora.....

saudades do nosso an tigo mundinho estranho...agente era feliz e num sabia!!
bju te amo!!!

Anônimo said...

Very cool design! Useful information. Go on!
» » »